actividades
ACROBÁTICA
Ginástica é um desporto constituído por diferentes modalidades tais como: ginástica artística, acrobática, trampolins, rítmica, ginástica para todos e aeróbica e na artemove tentamos fazer um pouco de todas as modalidades da ginástica, de forma a desenvolver capacidades físicas e psicológicas dos alunos. Esta aula visa promover capacidades motoras como a coordenação, a postura, a flexibilidade, a força, a destreza, a resistência, o ritmo, a agilidade, equilíbrio através do rigor aliado à diversão.
A harmonização do corpo e da expressão facial são também características destas aulas, em que através da música os ginastas desenvolvem estas capacidades individualmente e em grupo.
BALLET
O Ballet ou Dança Clássica, é uma das formas de arte cuja importância na formação da criança e do adolescente está amplamente provada pelos resultados benéficos que obtém junto de quem a pratica.
Postura corporal, harmonia, graciosidade de movimento e leveza aliados à sua particular precisão técnica, são componentes que caracterizam a essência da técnica de dança clássica.
É uma forte e importante base de apoio que serve a diferentes formas de expressão no mundo da dança.
COMPETÊNCIAS GERAIS:
- Desenvolver o sentido da disciplina;
- Capacidade de trabalhar em grupo e solo;
- Aprender e evoluir;
- Conhecimento do seu corpo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM:
- Correção de postura;
- Uso e perceção do espaço físico;
- Sentido de ritmo e coordenação motora;
- Aperfeiçoamento do gesto e da expressão física;
- Musicalidade e sensibilidade;
- Fruição e Imaginação;
- Vocabulário básico de passos e movimentos usados na dança clássica;
- Aprumo e uso correto de equipamento.
METODOLOGIA:
- Formar-se-ão grupos de acordo com a faixa etária ou com o nível técnico já existente;
- Em cada grupo aplicar-se-á o programa curricular adequado;
- Aplicação dos saberes adquiridos na realização de pequenas coreografias.
BARRA NO CHÃO
Partindo de uma posição horizontal em que todo o corpo se encontra em contacto com o solo, adquire-se assim uma maior consciência de verticalidade e postura corretas.
Coordenando a respiração a sequências de movimento simples, trabalhamos assim a flexibilidade, a força em alongamento e toda a zona abdominal.
É uma boa forma para tonificar todos os músculos do corpo.
60 MIN.
Kids 1 6-9 anos
Kids 2 9-11 anos
Iniciado +12 anos
Intermédio I nível técnico
Intermédio II nível técnico
PROFESSORAS
CONTEMPORÂNEO
A dança contemporânea surge na década de 60 como uma forma de rompimento com a
cultura clássica.
Este estilo define o movimento como uma linguagem própria.
Com várias técnicas dentro da dança contemporânea este estilo tem assim inúmeras
interpretações diferentes.
O corpo em movimento estabelece a sua própria identidade, musicalidade e história, criando
assim um vocabulário único e variadíssimo.
Existe uma fusão entre corpo e a mente, que resulta em movimentos que evidenciam e
trabalham não só o corpo, mas também a expressividade e o sentimento, daí ser um estilo de
dança muito completo e variável. Cada bailarino ou coreógrafo tem autonomia para construir
a sua própria linguagem coreográfica.
CONTEÚDOS:
- Exercícios no chão e centro com alongamentos, coordenação, mudanças de direção;
- Trabalho de fortalecimento do eixo central o nosso para movimentos explosivos
(abdominais)
- Saltos
DANÇA CRIATIVA
A Dança Criativa é para crianças dos 3 aos 5 anos.
É uma iniciação à dança. A postura, o rigor, a musicalidade, são alguns dos elementos base
praticados durante o decorrer da aula.
No início, os exercícios/jogos estão sempre associados a práticas criativas, para que as crianças
se sintam motivadas e desenvolvam as suas capacidades num contexto ao mesmo tempo
divertido e rigoroso.
As crianças que praticam este tipo de atividade artística desenvolvem os níveis de
concentração, criatividade, noção do corpo e aprendem a relacionar-se com outras crianças
tanto como respeitar as mesmas num contexto físico e intelectual.
ESPECIFICIDADES & OBJETIVOS
Os grandes objetivos a desenvolver durante as aulas de Dança Criativa são:
-
Comportamento apropriado dentro de uma aula de Dança;
-
Postura/Flexibilidade – execução de alguns exercícios que ajudam à consciência da postura exigida para a prática da Dança Clássica, adequada também a outros estilos de dança;
-
Coordenação – é um trabalho desafiante para as crianças, uma vez que vão começando a ter noção do seu corpo (cabeça, tronco e membros), aprendendo a trabalhar com as duas diversas partes em simultâneo;
-
Noção Espacial – desenvolver a consciência do “eu” inserido num espaço e em relação com os outros colegas; distribuição em linhas, xadrez, estar em fila, rodas, diagonais, barra ecentro;
-
Musicalidade – a música aparece, nesta fase, sempre associada à dança e trabalhamos o sentido rítmico com movimentos do corpo;
-
Criatividade – todo o conjunto de exercícios técnicos deve conter uma boa dose de criatividade, já que o universo infantil exige, para que a concentração e a motivação sejam mantidas atá ao fim;
-
Mímica/Expressividade – a expressão do rosto e corpo é muito trabalhada no nível iniciado, também como estímulo da criatividade da criança, visto que a Dança é por excelência uma forma expressão, de arte.
HIP HOP
Hip-hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 60 nos Estados Unidos como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana.
Surge como uma cultura das ruas, um movimento de reivindicação de espaço e voz das periferias, traduzido no Rap com letras questionadoras, no Graffiti nos muros das cidades e na Dança, com movimentos fortes, marcados e espetaculares. Apesar de muitas vezes conotado com um lado agressivo o Hip-Hop expressado na dança mostra a sensibilidade dos intérpretes e acaba por ser visto como uma nova vertente de dança, com técnica, com exigência de treino e daí ser levado das ruas para dentro de academias e escolas de dança.
Nas nossas aulas ao ritmo da música Hip-Hop, que hoje é tão conhecida e apreciada pelas crianças e jovens, pretendemos tomar consciência dos movimentos e ritmos possíveis no nosso corpo, bem como desenvolver capacidades como força, equilíbrio, coordenação, musicalidade e noção espacial através da aprendizagem de alguns movimentos básicos e composições coreográficas simples, precisamente adaptadas às idades e experiência dos alunos. Resistência e autoestima são também dois elementos muito importantes a desenvolver na prática das aulas de Hip-Hop.
60 MIN.
Kids 1 6-9 anos
Kids 2 9-11 anos
Iniciado +12 anos
Intermédio I nível técnico
Intermédio II nível técnico
PROFESSORES
JAZZ
O Jazz é uma forma de expressão criada e sustentada pelo improviso. Na sua origem a Dança Jazz tem raízes essencialmente populares.
Com uma evolução inicial paralela à da música Jazz, surgiu nos E. U. A no final do século passado. Pode-se afirmar, inclusive, que nasceu diretamente da cultura negra e progrediu através da mistura da imitação dos ritmos europeus com os costumes naturais dos negros.
Foram passando os anos, o século, e a dança Jazz foi assimilando a influência de muitos géneros de dança, bem como incorporando na sua essência a técnica de dança clássica e contemporânea para uma perfeita e eclética execução dos movimentos.
Na aula de Jazz introduzimos alguns conceitos de dança, especificamente de dança jazz, através de um trabalho divertido e motivador.
Há uma preocupação em trabalhar com as crianças e adolescentes, por um lado a introdução da técnica e preparação física (exemplo: flexibilidade, equilíbrio e força muscular) fundamentais para qualquer tipo de dança e para um crescimento saudável, e por outro o desenvolvimento através de exercícios adequados da coordenação, fundamentais nesta fase do crescimento como seja a memória, a autoconfiança, a segurança e a responsabilidade pelo trabalho individual e em grupo, através da construção e apresentação de coreografias.
60 MIN.
75 MIN.
Kids 1 6-9 anos
Kids 2 9-11 anos
Teen Iniciado 12-15 anos
Teen Intermédio nível técnico
PROFESSORAS
MODERN JAZZ
Modern Jazz, é a versão atual para este tipo de dança que criou uma linguagem própria, e que, pelo facto de ser tão abrangente, pode assumir variadas formas consoante o professor ou coreógrafo que cria o movimento.
Tem como princípio a dança ser uma fusão de movimentos, partilha de emoções com a música como fundo. Todos os estilos são estímulo para a constante procura de movimento, identificação do estilo de cada um.
Formação variada com estilos de dança fundidos, tornando a dança muito mais expressiva e rica. A aula passa pelo jazz, contemporâneo, técnica clássica, trabalho de chão e improvisação.
É desenvolvido um trabalho de postura, flexibilidade, coordenação, isolamentos, musicalidade, expressividade, criatividade e noção espacial.
PONTAS
A maior parte dos jovens bailarinos sonha dançar em pontas, contudo, esta é uma técnica que
deve ser abordada com muita cautela.
A técnica de Pontas exige sólidos conhecimentos técnicos e uma boa preparação física, competindo ao professor acompanhar o desenvolvimento anatómico de cada aluno, respeitando as suas características e limitações.
Nas aulas trabalhamos a força nas pernas, pés e tornozelos, mas também a graciosidade dos braços, a postura, o controlo de movimento, a coordenação motora e o equilíbrio.